11 Termos de Tecnologia que Você não pode Desconhecer

11 termos de tecnologia

Confira 11 Termos de Tecnologia Para Você Compartilhar Com a Sua Equipe

Atualmente falamos muito sobre Inovação e Tecnologias Inovadoras e também algumas tendências para o seu Software. Com isso surgem diversas palavras novas em nosso vocabulário. Pensando nisso, listamos nesse artigo 11 Termos de Tecnologia para que você fique por dentro.

Sprint

O termo Sprint teve origem com o surgimento das metodologias ágeis (Scrum) e simboliza um ciclo de tempo determinado (1 semana, 2 semanas, 1 mês…) no qual um produto ou parte dele é desenvolvido.

Para cada ciclo é pré-estabelecido um conjunto de requisitos e metas a serem desenvolvidas pelos colaboradores.

Kanban

Kanban ou método de Gestão Visual, foi desenvolvido pelos japoneses da Toyota, e busca indicar o andamento dos fluxos de produção.
Muitas empresas de tecnologia criam quadros (boards) para seus projetos, colunas com títulos como “To do“, “Doing“, “Done“, “Problem“, “Tests” entre outros, e criam cartões que representam tarefas que precisam ser desenvolvidas.

Este cartão percorre ao menos as 3 colunas de andamento e dessa forma, todos que possuem acesso ao quadro podem ver o andamento do projeto.
Ex: Trello.

Lambda

Lambda ou função anônima, é a definição de uma função/método em linha, sem declaração de tipo ou valor, mas que podem ser passadas como argumentos ou retornadas como o valor de chamadas de função.
Ex em java 8+:
Para cada elemento x em listaDeNomes, quero imprimir no console o valor de x: “listaDeNomes.foreach(x -> System.Out.println(x));“.

Recursividade

É quando um método ou função possui um fluxo que chama a si mesma, que chama a si mesma, que chama a si mesma, que chama a si mesma
O google também possui uma brincadeira com o termo. Acesse esse link e clique em “Você quis dizer: recursividade“:

Realidade Aumentada

Atualmente muito se tem falado sobre Realidade Aumentada e Virtual, mas você sabe o que cada uma significa?

Realidade Aumentada é quando um dispositivo modifica o nosso ambiente atual, inserindo objetos, cores, seres ou outras coisas. Ex: Pokemon Go

Realidade Virtual

A Realidade Virtual, ao contrário da Aumentada, nos leva para um outro mundo e pode ser dividida em duas categorias, diretamente relacionadas com o sentimento de estar dentro do ambiente.

  • Imersiva

É quando um dispositivo nos leva para um ambiente diferente de onde estamos, nos fazendo sentir que estamos em outro mundo. Ex: Oculus Rift

  • Não-Imersiva

É quando um dispositivo nos proporciona interação com um ambiente que não é o nosso atual, mas sem alterar totalmente nossa percepção de mundo. Ex: Computador, Celular

Chatbot

É um programa que simula uma conversa humana, mas responde e realiza apenas as coisas para as quais foi programado, não tendo inteligência para aprendizado de novas funcionalidades.

Machine Learning

Machine Learning é uma vertente da Inteligência Artificial, a qual segue a ideia que os sistemas podem aprender a realizar tarefas específicas as quais não foram programados, apenas identificando padrões e dados, tendo o mínimo de intervenção humana.
Ex: Carros autônomos da Tesla, séries e filmes que a Netflix te recomenda.

DevOps

O termo DevOps significa não só a união das palavras development e operations, mas toda uma ideia de automatizar operações do dia-a-dia do desenvolvedor
Continuous Integration (CI) e Continuous Delivery (CD) são procedimentos que compõe a prática de DevOps.

Continuous Integration
Ao realizar um commit em um projeto e ele executar de forma automática um pipeline, como por exemplo um build e testes programados

Continuous Delivery
Após a execução bem sucedida do CI, subir a nova versão para produção automaticamente.

Muitas empresas tem contrato um profissional específico para DevOps.

Business Inteligence

Business Intelligence, comumente chamado de BI, refere-se a métodos e ferramentas que auxiliam na tomada de decisões através do cruzamento de dados e consequentemente criação de indicadores.
Seu objetivo principal é transformar uma grande quantidade de dados, que sozinhos não possuem grande valor, em informações importantes sobre determinada atividade ou negócio, levando a melhorias na tomada de decisões.

A inteligência de negócio tem seu alicerce em três pilares: coleta de dados, organização e análise e pôr fim a ação, ou seja, qual decisão tomar com base nos insights obtidos.
Grandes empresas tem feito uso dos processos de BI com o intuito de alavancar seu negócios através da correção do direcionamento e até mesmo na criação de novas parcerias detectando oportunidades para fortalecimento da marca.

IOT –  Internet Of Things (Internet das coisas)

É a ideia de objetos físicos conectados à rede, possibilitando comunicação entre eles e o usuário pela internet.
Imagine estar saindo do trabalho e interagir com o assistente do seu telefone (Google Assistant/Siri), falar que está indo pra casa e neste momento seu café começa a ser feito na cafeteira e o ar condicionado liga na temperatura que você gosta, isso é IoT, essa automação residencial através de sensores e softwares inteligentes ligados à internet.

Gostou do Post? Caso você não conheça nossa API entre em contato conosco! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *